Projeto Open Source Brasileiro

**PROJETO OPEN SOURCE BRASILEIRO
**
Ação conjunta da comunidade brasileira da Unreal Engine 4 para o aprendizado e aperfeiçoamento coletivo!

VOCÊ SABE O QUE É UM PROJETO OPEN SOURCE?

O termo em do inglês, Open Source = Código Aberto, isso quer dizer que todo o código criado para a execução do projeto pode ser baixado, estudado, editado e melhorando. Vamos a um pequeno exemplo:

Você faz download do projeto, compila em sua maquina, e começa a jogar. Durante a jogatina você se depara com uma funcionalidade bem legal, parecido com algo que você quer fazer em um projeto pessoal, Você então tem todo o código fonte a sua disposição para estuda-lo, encontrar a funcionalidade e aprender como ela é implementada. Durante esse estudo e implementação no seu projeto, você identifica que essa funcionalidade pode ser melhor escrita, ou pode sofrer uma melhoria no produto final, então, depois de fazer as alterações no seu projeto, testar e ver que ficou TOP, você pode enviar essa alteração para ser incluída ao projeto original e final.

Agora imagina você modelador, baixa o projeto para jogar e quando está jogando você se depara com um personagem, construção ou qualquer outra coisa que você diz: Eu posso melhorar isso. Simples, faça download, altere, melhore e submeta para incorporação ao projeto final.

O mesmo acontece em todos os outros “setores”, sons, músicas, cenário, animação etc…

É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA!
**
OBJETIVO**

Proporcionar à comunidade Brasileira de Unreal Engine 4 a oportunidade de estudar, praticar e aprimorar os conceitos e técnicas no desenvolvimento de jogos utilizando este motor. Disponibilizando um projeto real público e de código fonte aberto. Os trabalhos realizados poderão ser estudados por todos.

Colaborar com um projeto Open Source, contribui para um ganho profissional na carreira de qualquer pessoa, pois aprende-se a trabalhar com outros colaboradores, aprende a receber críticas, aprende a ajudar independente de ser ajudado, além das oportunidades de aprendizado diretamente ligadas a escolha pessoal de cada um no setor de desenvolvimento de jogos, seja, Modelagem, Animação, Efeitos, Level Designer, Concept Art, Programação, Sonoplastia e outros.

As colaborações envidas ao projeto e adotadas, podem ser utilizadas como CASE DE SUCESSO para o portfólio profissional. Quanto mais colaborações uma pessoa faz a um projeto Open Source, maiores são as chances de se tornar conhecido e ser notado por empresas nacionais e internacionais.

A comunidade Brasileira precisa aprender a adotar o conceito de Open Source em sua cultura.

ASSEMBLÉIA

As assembleias serão encontros pré datados (com data marcada), com tópicos pré definidos, 100% on-lines. Qualquer pessoa, presente na assembleia terá direito a VOZ e a VOTO independente do número de contribuições feitas (seja de qualquer natureza).

Inicialmente utilizaremos a Google Hangout para as assembléias.

CONSELHO

O conselho é formado por um grupo crescente de pessoas, elegidos por votação em assembléia (pela comunidade). Além de colaboração com o desenvolvimento do jogo, o conselho tem por função, estar presente junto a comunidade colaboradora para classificar e ordenar as principais questões relacionadas ao projeto para que sejam enviadas à assembléia. Em casos de urgência, o conselho poderá votar entre si questões para imediata resolução, obrigatoriamente repassado à comunidade os motivos e decisões na assembléia.

O número de pessoas do conselho, dependerá da comunidade e do crescimento do projeto. Havendo necessidade, a comunidade deverá se manifestar para que em assembléia esta reivindicação seja votada e consequentemente os novos integrantes sejam indicados e votados.

CONSELHEIROS ATUAIS

  • Daniel Zaidan
  • Ricardo Raionhardt

COMUNICAÇÃO

Mail group:
https://groups.google.com/d/forum/ue4-brazilian-open-source-projects.

Trello:

GITHUB

O projeto inicialmente e provavelmente será versionado utilizando o GIT. As metodologias de desenvolvimento, processos de contribuição, formatos e etc… ainda serão discutidos e definidos.

QUE TIPO DE GAME?

Ainda estamos em fase embrionário do projeto e a intenção é que a comunidade participe. Por isso, estas e outras decisões ainda não foram tomadas.

QUANDO ESTA INICIATIVA VAI COMEÇAR?

Já começamos. CORRE!


Se você nunca trabalhou em equipe na sua vida, essa é até uma ótima oportunidade.

Opa, excelente ideia!

Concordo plenamente com vc, .

Todos nós somos jogadores natos, e como tal, amamos games acima de muitas outras coisas em nossas vidas, e isto é o que mais nos incentiva a “idealizar” games, e uma quantidade considerável dessa ideias são absolutamente plausíveis para um game, porém ao chegar no desenvolvimento, no famoso “recrutamento” e etc, a realidade muda drasticamente no nosso país.
Todo mundo quer um projeto, mas quantos desses projetos (infelizmente) morrem no caminho sem ver a luz do dia?
Acho que um projeto abstrato pra comunidade brasileira de UE4 é o ideial pra que possamos unir aqui, nossos conhecimentos, cada um em sua área, mas com um projeto definido, assim o projeto é de todos, e não de fulano ou ciclano.
Todos nós juntos podemos fazer algo muito bom, pelo que estou vendo de projetos nacionais por aí.

Espero que dê certo, e podem contar comigo. Seja pelo inbox, pelo skype (gustavo.), enfim.

Isso ai ! disse tudo!

Mas gostaria apenas de “corrigir” um comentário seu. " Cada um em sua área". Obviamente a maior contribuição para o projeto que um sujeito dá é naquilo que ele é bom. Mas se essa pessoa tem interesse em outra área e falta-lhe oportunidade essa é a chance. Ele poderá além de contribuir com a modelagem 3D que ele é FERA, mas também poderá APRENDER e contribuir com Blueprint, tendo acesso ao trabalho de outro colega e com isso passar a contribuir nas duas frentes.

Abraço.

Bela iniciativa.

A ideia inicial vai ser uma apanhado de toda a comunidade?

E ai Seixas, obrigado pelo interesse.
Editei o post original, favor dar uma lida. Nele abri um pouco mais da minha idéia, mas vejo que devemos discutir fora do fórum.

Aguardo seu contato no skype.

falae , cara muito bom isso . to te procurando no skype mas n acho , tem varios .novais kk como é sua foto? obg

kkk sério?

Vou ver isso, vai ver eu sou todos eles kkkkkkk (quase onipresente).

Minha é minha cara linda e ta com um fundo meio avermelhado kkkkk…
Pode deixar seu skype se preferir e eu procuro você.

Esse aqui:
2hmn1g8.png

Obrigado pelas palavras de incentivo. A minha vontade é conseguir com a ajuda de todos, montar uma forma que o projeto perpetue mesmo que pessoas entrem e saiam, sabendo que esse é o principal problema de equipes de estudo/indie.

Gostaria apenas de pedir aos interessados que me procurem fora aqui do fórum. Pois já pretendo que essa turma inicial ajude a organizar a idéia. Sem que tem muita gente boa de idéia por ai.

Ricardo, bom saber que podemos contar com sua participação. Já estamos nos movimentando no skype, ainda somos poucos, mas sei que no início é assim mesmo.

Li seu edit .
Uma equipe e um estudio deve sempre trabalhar assim. Vou entrar em contato logo no Skype, no momento estou sem meu PC e usando da minha mulher, está complicado ficar longe do meu aprendizado xD

Então seixas, fiquei comivido com o seu problema kkkkkk

Não é fácil depender da esposa! por isso, fiz mais uma EDIT no post :slight_smile:
E pensei: rapaz, se isso crescer como pretendido, o skype vai dar problema! então. estou disponibilizando um grupo no google groups.
Para facilitar a vida de quem está lendo aqui e não precisar subir de novo no POST original. o link é

https://groups.google.com/d/forum/ue4-brazilian-open-source-projects

Só meter as caras agora!

ME AJUDA AI CARA!
:slight_smile:

Enviei a solicitação no grupo.
Hoje vou tentar usar o skype. Em questão do Git eu entendo, mas as implementações feitas por BP irá ter dropbox ou algo do tipo?

Bom dia Seixas.

Vamos preferencialmente concentrar nosso repositório em Git. Assim espero.

Quanto a Blueprint vamos usar a Blueprint Merge Tool

E vamos estudar e criar metodologias para trabalhar em equipe em um projeto Open source. Isso não é tão fácil quanto parece.

O aprendizado não será apenas na questão da Engine e sim no relacionamento interpessoal entre a equipe e também do que pode ou não pode ser feito quando trabalhamos em equipe.

Excelente ideia, essa e a oportunidade que todos precisam para aprimorar suas áreas de atuação e quem sabe engessar em novas outras :slight_smile: Faço de tudo um pouco mas meu foco é modelagem e rig.

Para quem não sabe, Já estamos iniciando o processo de definição do conselho.

1º Hangout de bate papo com a galera sobre a iniciativa. Formação do conselho.
23/03/2015 - 22:30
https://plus.google.com/events/cr2ni2df6bdru1guge7snclnko8?hl=pt-BR

Os conselheiros são:** Daniel Zaidan** e Ricardo Raionhardt
Criamos um trello: Trello

Resultado da votação:

Olá ,

Gostei muito da sua ideia de um projeto aberto, e sei também como é difícil as pessoas darem continuidade a esse tipo de projeto.
Bom, eu não tenho experiência na área mas não me sai da cabeça saber como é fazer um jogo. Instalei o UE4 tem 1 mês e estou assistindo diversos tutorias para aprender como a ferramenta funciona. Mas a melhor forma de aprender mesmo é me envolvendo diretamente em um projeto, e como você mesmo disse, essa é uma oportunidade para quem quer aprender.
Gostaria de participar do projeto mesmo que somente de expectador para absorver melhor o que vocês estão fazendo, ou até mesmo dependendo do meu aprendizado ajudar com modelagem ou Blueprint.
Estou enviando pedido para entrar no grupo.
Por mais, agradeço a oportunidade.

Att,
Yuri Vieira.

Tranquilo cara! Esse é o objetivo desta iniciativa. Juntar pessoas que primeiramente possuem certo nível de conhecimento, desenvolver ou ir desenvolvendo o projeto ao longo do tempo e as pessoas que estão iniciando na Engine poderão usar o projeto não só para se divertir ( jogando ) mas também como aprendizado, baixando o código fonte do projeto e estudando seu conteúdo.