Paper 2D: Tutoriais em português

Eu escrevi cinco artigos sobre o uso do Paper 2D no meu blog “Romero Blueprints”.

Os artigos podem ser acessados nos links abaixo:

Jogo Paper 2D: Sprites e Câmera
Jogo Paper 2D: Os carros
Jogo Paper 2D: GameManager e GameMode
Animação 2D com Flipbooks
Níveis 2D com Tile Maps

Obrigado, Romero!

Que bacana! Obrigadão!

Belo trabalho, romero.quero acompanhar os próximos artigos!

Impressionante trabalho, Romero!

Agora, pessoal, uma dúvida: eu percebo que há diversas formas diferentes de se trabalhar com os componentes do Unreal (sou iniciante, então perdoe a simplicidade). Já vi tutorial onde o autor constrói ele mesmo o GameMode, Controller e o Character. Em outros, como o seu, usam os default. Em outros não usam tiles nem qualquer outro recurso do Paper2D e sim uma simples “parede” com uma câmera ortogonal focada nela (como o seu também), e por aí vai. Isso é bastante confuso para os iniciantes como eu.

Existe uma forma “correta” e as outras seriam apenas derivações simplistas dela (algo como “só para fazer rapidinho, senão eu faria do jeito correto”)?

Abraço a todos.

Olá Italo,

A Unreal Engine 4 é uma ferramenta muito flexível e é possível fazer diferentes tipos de projetos das mais diversas formas.

Alguns tutoriais mais antigos não usam Paper 2D porque este recurso só foi disponibilizado na versão 4.4 ou 4.5.

Eu entendo a sua dificuldade como iniciante de não ter uma única forma “correta” de fazer as coisas. Isto ocorre porque os recursos 2D podem ser usados de formas diferentes, por exemplo, você ter elementos 2D dentro de jogos 3d, ou jogos 2d com background 3D.

Tenha paciência e procure experimentar e entender o funcionamento de cada componente do Unreal. Logo, logo você será capaz de definir a melhor forma de usar estes componentes de acordo com o projeto que você quer construir.

Ats,