Nova restrição do editor para evitar instabilidade nas ilhas causada pelo uso de determinadas texturas

Com a atualização 27.10, implementaremos novas restrições sobre texturas no editor que podem ser usadas nas ilhas do UEFN. Assim, evitaremos que criadores usem texturas não otimizadas que podem causar instabilidade e baixo desempenho em suas ilhas. Quando essas restrições forem implementadas, não será possível republicar sua ilha até que os ativos restringidos sejam atualizados.

Muitas ilhas não usarão nenhuma dessas texturas, pois apenas texturas que usam tamanhos não padrão serão afetadas. Porém, incentivamos que todos os criadores verifiquem texturas restringidas em seus projetos antes de tentar publicá-las após a atualização 27.10.

A nova restrição do editor garantirá que todas as texturas fora do grupo de “IU” atendam à seguinte condição:

  • A altura e a largura das texturas devem ter um tamanho na potência de dois. Por exemplo, 256x256 ou 512x512.

Como identificar os ativos afetados

Você pode conferir essas texturas em seus projetos agora e corrigir os ativos afetados seguindo as etapas abaixo.

  1. Abra a Gaveta de Conteúdo ou o Navegador de Conteúdo e selecione a pasta de conteúdo raiz do seu projeto no painel de árvore de arquivos à esquerda chamado FortniteGame.
  2. Procure a pasta chamada Conteúdo de NomedoSeuProjeto, sob Tudo.
  3. Na barra sobre a Gaveta de Conteúdo, digite “NeverStream == true” e “TextureGroup != UI”. Essa ação executa uma consulta para identificar todos os ativos afetados.

Todos os ativos que aparecerem nessa exibição filtrada são impactados e precisam ser corrigidos. Isso levará um tempo, mas melhorará o desempenho do seu nível.

Como corrigir os ativos afetados

Para texturas que não estão no grupo de IU, há duas maneiras de atualizar as texturas afetadas depois que forem identificadas.

A Opção A é a mais rápida e permite que você deixe o editor corrigir automaticamente suas texturas preenchendo-as na proporção de tela correta; porém, esse preenchimento poderia aumentar desnecessariamente o uso de memória.

A Opção B leva um pouco mais de tempo, mas fará o melhor uso de seu orçamento de memória se várias texturas forem afetadas. A Opção B orienta você sobre como editar e reenviar suas texturas para que possa evitar preenchimentos desnecessários.

Opção A

  1. Clique duas vezes na textura para abrir o editor de textura.
  2. Na barra de pesquisa sobre o painel Detalhes, entre no modo Potência de dois e selecione “Preencher” na potência de dois ao quadrado no menu suspenso.
  3. No editor de textura, use a barra de pesquisa no topo do painel Detalhes e pesquise por “Nunca transmitir” e defina como “Desligado”.
  4. Usando a mesma barra de pesquisa, procure por “Configurações de geração de mip” e selecione “Do grupo de texturas” no menu suspenso.
  5. Depois, procure por “Configurações de compactação” e selecione “Padrão (DXT1/5)” no menu suspenso.

Depois de executar essas etapas, você pode verificar se removeu efetivamente a textura restringida pesquisando “NeverStream == true” e “TextureGroup != UI”. Os ativos que você atualizou não devem mais aparecer.

Opção B

  1. Clique duas vezes na textura para abrir o editor de textura.
  2. Na barra de pesquisa sobre o painel Detalhes, entre no arquivo de origem. O arquivo de origem para essa textura será exibido aqui.
  3. Usando um editor de imagens como o GIMP ou o Paint.NET (ou até o Paint se a textura não tiver uma camada alfa), redimensione a textura para o aspecto mais próximo da potência de dois possível.
  • Um tamanho na potência de dois inclui: 256, 512, 1024, etc.
  • Por exemplo, uma textura de 500x500 deve ser 512x512, e uma de 600x256 deve ser 512x256.
  • As alterações na proporção da tela não devem ter efeitos adversos sobre a sua ilha.
  1. Agora você pode reimportar a textura no editor. Se a imagem original estiver ausente, clique com o botão direito na textura no Navegador de Conteúdo e selecione “Ações do ativo > Exportar” para obter uma nova cópia. Redimensione e clique com o botão direito para reimportar “Com novo arquivo”.
  2. No editor de textura, use a barra de pesquisa no topo do painel Detalhes e pesquise por “Nunca transmitir” e defina como “Desligado”. Se não for possível definir como “Desligado”, sua imagem deve estar em uma dimensão na potência de dois no campo Importado no topo.
  3. Usando a mesma barra de pesquisa, procure por “Configurações de geração de mip” e selecione “Do grupo de texturas” no menu suspenso.
  4. Depois, procure por “Configurações de compactação” e selecione “Padrão (DXT1/5)” no menu suspenso.

Depois de executar essas etapas, você pode verificar se removeu efetivamente a textura restringida pesquisando “NeverStream == true” e “TextureGroup != UI”. Os ativos que você atualizou não devem mais aparecer.

Olá, comunidade de criação,

ouvimos vocês e concordamos que você precisam de uma forma melhor para atualizar as texturas dos seus mapas. Por enquanto, removeremos a restrição de texturas, mas preparem-se para o retorno dela no futuro. Estamos trabalhando numa forma de fazer a transição para vocês, já que essa restrição garante que os mapas sejam compatíveis com todas as plataformas.

Vale ressaltar que mapas que usem texturas fora da proporção 1:1 em resoluções muito altas correm o risco de serem removidos, já que eles provocam instabilidade em consoles