Modelo de negócios - Freemium

Fala Gerson!

1 - Dificilmente, a Gameloft eh gigante nos mobile-games bem antes do iPhone e Android, então não sei se esse tipo de cobrança estaria disponível para voce. A ideia de lançar na store seria alcançar um mercado mundial, para compensar o preço baixo do jogo - então acredito que a melhor opção seria lançar na store, ja que esta acessível para nos (indies e studios) e tem muito mais publico.

2 - Depende de como aplicado, sei que os developers precisam sobreviver, mas não gosto quando por lucro, passam por cima da usabilidade do jogador. Ads na tela toda, tempo para voltar a jogar, pagar para ganhar, se não paga, nunca consegue ganhar ou algo do tipo.

3 - Acho que se voce optar por oferecer o jogo de graça, deixe o player realmente jogar de graça - anúncios discretos ou em seções especificas, como: “Get Coins” onde o user pode ver ads em troca de coins, ofereça itens diferenciados mas não itens que ganhe o jogo, senão perde a graça. Ah, sempre uma opção paga para remover anúncios. Preços baixos, como $0,99. Tudo isso na minha opinião geraria uma melhor experiencia para o player e ainda um retorno melhor, do que aqueles jogos que enchem de ads e qualquer coisa tem que pagar - a maioria desinstala na hora hahaha