Porject Light, é um jogo que estou desenvolvendo a bastante tempo (tem só alguns anos que estou com ele), demorei bastante pra definir como queria que historia fosse, tinha uma ideia de como queria o estilo de gameplayer pro projeto, desde de sua primeira mudança quando resolvi usar o um estilo bem estranho de teatro/narrativa, onde vez de assistirmos ou lermos algo (em livros é bem difícil de fazer) nós fazemos parte daquele lugar, com ou sem liberdade para andarmos por essas terras misteriosas ou nos interferirmos nas coisas que estão acontecendo.
No caso do jogo seria esse estilo, seria um personagem sem envolvimento, voz ou forma algo que ficaria ao critério do jogador imagina-lo, pois ele é a pessoa que esta jogando, assistindo ou lendo essa obra, iria ter algumas coisas que poderiam se interferir, mudando como o mundo é; ex: o orfanado está venda por que o Mãe (a maneira que todo mundo se referi a esse personagem) não tem condições de pagar o imposto ou o valor de compra da casa, então o governo resolveu vender e jogar todos eles na rua, quando você descobre sobre isso, você pode comprar o lugar e deixa-los morando ali sem pagar nada para você, você comprar e manda-los embora ou simplesmente não comprar.
O mesmo vale se você deixa-los ali, você pode reformar o lugar o tornar uma casa de verdade para eles morarem.
Em determinado momento o Liam (esse é o nome da Morte) vai pedir sua ajuda para impedir que alguém se mate, você ajudar dar esse pessoa, não fazer nada ou simplesmente ignorar esse pedido.
São alguns dos momentos em que você pode se interferir na história, claro que não vou sair falando quando você pode ou não se interferir vai de você prestar atenção nas falas dos personagens, na maneira que eles agem e nas coisas a sua volta, o jogo não via ter um momento de escolha sua decisão (como Life is Strange e outros jogos nesse estilo), vai de você notar as coisas, quando as perguntas são feitas pra você a resposta que você tem é sim (mexer o mouse pra cima e baixo) ou não (mexer o mouse pra esquerda e direita).
Quanto a historia em si, eu baseie ela em muita coisa que vivi (não na vida real, já que se seguisse esse lado, ia criar uma nova categoria na ESRB) e alguns livros, mangas e animes também, a historia aborta muitos temas diferentes, desde de desigualdade social até o suicídio em si, cada um tendo um personagem representando essa categoria, tirando o racismo que por conta de uma espécie (na obra as pessoas meio gatos ou meio lobo, tento orelhas e calda) de gatos que possuem múltiplas cores no pelo e o preconceito com mulheres (foi mal esqueci o nome) que no caso é pro lado dos lobos, já eles podem alfa (homem ou mulher) betas (também podem ser homens e mulheres) e ômegas ( mesma coisas) “procure no google omegaverse”.
Há não só é complexa em si, por todos os temas e coisas que acontecem como o próprio mundo dela é, já que é mundo sem luz, água, fogo ou vida. Praticamente todo mundo decidiu pra que esse mundo fosse destruído, todos os deuses e os dozes juízes, exceto pelo decimo terceiro (que no caso optei pra você o jogar, ele um mistério quem seria o ultimo dos juízes, ninguém sabe e prefiro não saber também, melhor pensar que é gente o último, pois não importa o quão sombrio o mundo se torne, sempre vai existir alguém que acredite que um dia a luz irá voltar).
O jogo tem censura não que me pergunte, ele tem temas pesados, mas muitos deles são coisas que os personagens refletem no corpo ou comportamento, são poucos que não ouvidos (já que nesse momentos a câmera foca na parede, chão ou teto pra não mostrar a cena).
Ainda do desenvolvendo o jogo, tem muita coisa que pra fazer, mexer e mudar até a versão final dos cenários. Eu tive muitos problemas com a UE4 e por algumas vezes tentei na Unity, mas nunca deu certo (além de não possuir acesso ao Quixel muitas coisas não funcionavam, fora que achar tutoriais de como usar o shader graph é muito trabalho). Até o presente momento na UE4 (sim eu sei que ela do fim da vida, já que a Epic disponibilizou a UE5 pra gente, mas nem nos meus olhos esse PC meu roda a 5, nem a 4 ele roda direito, mas por conta de toda dor de cabeça que tenho na Unity prefiro me estressar por demorar uma hora pra compilar a luz do que não conseguir fazer o queria.)
Esse é o primeiro mapa que estou trabalhando, é o mapa da Escola (por incrível que pareça o menos trabalhoso de todos), é a primeira versão dos cenários da escola, então muito coisa vai mudar até terminar de vez ele, e na certa até o fim do projeto também vai ter mudanças. A iluminação é uma coisa que vou estar mexendo assim que concluir as escadas do primeiro andar, vou ver se mexo nelas ou deixo do jeito está (estou usando o Interactive Lights System, já que me ajuda nos locais onde os personagens ligam e desligam as luzes), até agora o único erro que tenho e uv overlapping que não sei como resolver isso, já tentei de tudo (refazer o UV Map no 3ds max, mexer na resolução da luz, mudar o UV Light, nada resolve isso. Se alguém souber um jeito de solucionar esse problema, agradeço e muito eu to usando na 4.16 “se esse problema é algo que nas versões posteriores é fácil de resolver, obrigado por falar, o meu PC abre até essa versão da engine”.
Se alguém quiser um explicar uma melhor de alguma coisa pode perguntar, eu respondo sem problemas algum.
Obrigado pro ler até aqui, eu tenho intenção conforme houver coisas novas no projeto (cenários, mudanças “a sala dos professores não está pronta, tem alguns modelos dela que não fiz ainda” ou qualquer coisa que faça eu estar atualizando o tópico).
Novamente obrigado por ler, tenha um bom dia, tarde ou noite (quando estiver lendo isso).