(Jogo em desenvolvimento) Project Light

Porject Light, é um jogo que estou desenvolvendo a bastante tempo (tem só alguns anos que estou com ele), demorei bastante pra definir como queria que historia fosse, tinha uma ideia de como queria o estilo de gameplayer pro projeto, desde de sua primeira mudança quando resolvi usar o um estilo bem estranho de teatro/narrativa, onde vez de assistirmos ou lermos algo (em livros é bem difícil de fazer) nós fazemos parte daquele lugar, com ou sem liberdade para andarmos por essas terras misteriosas ou nos interferirmos nas coisas que estão acontecendo.
No caso do jogo seria esse estilo, seria um personagem sem envolvimento, voz ou forma algo que ficaria ao critério do jogador imagina-lo, pois ele é a pessoa que esta jogando, assistindo ou lendo essa obra, iria ter algumas coisas que poderiam se interferir, mudando como o mundo é; ex: o orfanado está venda por que o Mãe (a maneira que todo mundo se referi a esse personagem) não tem condições de pagar o imposto ou o valor de compra da casa, então o governo resolveu vender e jogar todos eles na rua, quando você descobre sobre isso, você pode comprar o lugar e deixa-los morando ali sem pagar nada para você, você comprar e manda-los embora ou simplesmente não comprar.
O mesmo vale se você deixa-los ali, você pode reformar o lugar o tornar uma casa de verdade para eles morarem.
Em determinado momento o Liam (esse é o nome da Morte) vai pedir sua ajuda para impedir que alguém se mate, você ajudar dar esse pessoa, não fazer nada ou simplesmente ignorar esse pedido.
São alguns dos momentos em que você pode se interferir na história, claro que não vou sair falando quando você pode ou não se interferir vai de você prestar atenção nas falas dos personagens, na maneira que eles agem e nas coisas a sua volta, o jogo não via ter um momento de escolha sua decisão (como Life is Strange e outros jogos nesse estilo), vai de você notar as coisas, quando as perguntas são feitas pra você a resposta que você tem é sim (mexer o mouse pra cima e baixo) ou não (mexer o mouse pra esquerda e direita).
Quanto a historia em si, eu baseie ela em muita coisa que vivi (não na vida real, já que se seguisse esse lado, ia criar uma nova categoria na ESRB) e alguns livros, mangas e animes também, a historia aborta muitos temas diferentes, desde de desigualdade social até o suicídio em si, cada um tendo um personagem representando essa categoria, tirando o racismo que por conta de uma espécie (na obra as pessoas meio gatos ou meio lobo, tento orelhas e calda) de gatos que possuem múltiplas cores no pelo e o preconceito com mulheres (foi mal esqueci o nome) que no caso é pro lado dos lobos, já eles podem alfa (homem ou mulher) betas (também podem ser homens e mulheres) e ômegas ( mesma coisas) “procure no google omegaverse”.
Há não só é complexa em si, por todos os temas e coisas que acontecem como o próprio mundo dela é, já que é mundo sem luz, água, fogo ou vida. Praticamente todo mundo decidiu pra que esse mundo fosse destruído, todos os deuses e os dozes juízes, exceto pelo decimo terceiro (que no caso optei pra você o jogar, ele um mistério quem seria o ultimo dos juízes, ninguém sabe e prefiro não saber também, melhor pensar que é gente o último, pois não importa o quão sombrio o mundo se torne, sempre vai existir alguém que acredite que um dia a luz irá voltar).
O jogo tem censura não que me pergunte, ele tem temas pesados, mas muitos deles são coisas que os personagens refletem no corpo ou comportamento, são poucos que não ouvidos (já que nesse momentos a câmera foca na parede, chão ou teto pra não mostrar a cena).
Ainda do desenvolvendo o jogo, tem muita coisa que pra fazer, mexer e mudar até a versão final dos cenários. Eu tive muitos problemas com a UE4 e por algumas vezes tentei na Unity, mas nunca deu certo (além de não possuir acesso ao Quixel muitas coisas não funcionavam, fora que achar tutoriais de como usar o shader graph é muito trabalho). Até o presente momento na UE4 (sim eu sei que ela do fim da vida, já que a Epic disponibilizou a UE5 pra gente, mas nem nos meus olhos esse PC meu roda a 5, nem a 4 ele roda direito, mas por conta de toda dor de cabeça que tenho na Unity prefiro me estressar por demorar uma hora pra compilar a luz do que não conseguir fazer o queria.)
Esse é o primeiro mapa que estou trabalhando, é o mapa da Escola (por incrível que pareça o menos trabalhoso de todos), é a primeira versão dos cenários da escola, então muito coisa vai mudar até terminar de vez ele, e na certa até o fim do projeto também vai ter mudanças. A iluminação é uma coisa que vou estar mexendo assim que concluir as escadas do primeiro andar, vou ver se mexo nelas ou deixo do jeito está (estou usando o Interactive Lights System, já que me ajuda nos locais onde os personagens ligam e desligam as luzes), até agora o único erro que tenho e uv overlapping que não sei como resolver isso, já tentei de tudo (refazer o UV Map no 3ds max, mexer na resolução da luz, mudar o UV Light, nada resolve isso. Se alguém souber um jeito de solucionar esse problema, agradeço e muito eu to usando na 4.16 “se esse problema é algo que nas versões posteriores é fácil de resolver, obrigado por falar, o meu PC abre até essa versão da engine”.

Se alguém quiser um explicar uma melhor de alguma coisa pode perguntar, eu respondo sem problemas algum.
Obrigado pro ler até aqui, eu tenho intenção conforme houver coisas novas no projeto (cenários, mudanças “a sala dos professores não está pronta, tem alguns modelos dela que não fiz ainda” ou qualquer coisa que faça eu estar atualizando o tópico).
Novamente obrigado por ler, tenha um bom dia, tarde ou noite (quando estiver lendo isso).

2 Likes

Quem é vivo sempre aparece, não é o que dizem.
Bem antes de mais nada, algumas novidades que aconteceram na obra… Primeira, eu resolvi mudar o esquema do mapa, não vai ser um mapa composto pelo “World Streming” (era a ideia original), isso acontece em parte pela escola e em parte por outros locais, por que isso, simples a escola como outros locais do mundo usam estruturas iguais (ou parecidas), não entendi, traduzindo a escola tem as salas padronizadas então em vez de criar um mapa para cada sala e dar load nele, fica mais fácil fazer como era no PS1, dar londing em ambientes interno (Final Fantasy do PS1 para quem jogou a trilogia do Playstation). Então ambientes interno, como exceções de alguns locais específicos eu vou load dele, assim eu pouco espaço e tempo e muita chatice de fazer a mesma (eu não se no caso de mapas abertos e com locais iguais, você faria um novo mapa apenas com a posição dos itens nesse local que você ou usaria algum script para definir a posição desses objetos nos locais diferentes, eu não do usando programação pura, eu tô trabalhando exclusivamente com BluePrint).
Outra coisa também é que meu HD antigo das nos últimos dias (R.P.I HDD), então a UE4 travava e dava crash com certa frequência nele, eu revolvi tentar transferir o projeto para Unity (o que foi uma perda de tempo completo) o que não deu certo, não apenas ter que me acostumar com Engine em si, não sabia nada nela e muitas fezes os objetos pareciam estar no local certo e quando ia ver com o player ou mudava a câmera de lugar estava errado (algo que acontecia por que a Unity ao contrario da UE não mostra vertesses do objeto em todos ângulos ( se eu estiver com o objeto no visão esquerda e for uma parede por exemplo que possui apenas um lado visível, na UE eu consegui ver esse lado direito dela do mesmo jeito que veria o esquerdo, já na Unity não se mudar a visão da câmera para o direito eu não vejo a parede, o que complica muito em você ver se da no lugar certo, não apenas isso mas também pelo fato da visão de cima ser a mesma coisa, isso me trabalhou muito em vários momentos enquanto usava ela. Então resolvi deixar quieto ela mesmo, fora que trabalhar o sistema que usaria para fazer o mesmo que “World Streaming” faz na UE4 era muito trabalhoso, porque não tenho ideia da metragem que a unity usa para saber a distancia que seria adequada para mapas (desabafo de desenvolvedor), não acho a Unity uma engine ruim, apenas para mim que venho da UDK e estou acostuma com uma coisa (e na época que usava UDK eu testei a Unity, era 3 eu acho ainda, não lembro, faz tempo e tinha muita que dava trabalho para fazer. Não que a UE4 não de também, eu não consigo fazer muitas na versão 4.16 que é a última que meu PC roda da engine, o que atrapalha um pouco, serio se consegui achar site em português que explicassem como programar na UDK eu estaria nela até hoje, porque serio para mim o Leyaut da UDK é perfeito, até hoje não me acostumo com a UE4 sinto falta daquele visual… saudades UDK.)
E aqui estou de volta com algumas imagens de como a escola está nessa no versão, ainda não fiz a sala, porque vou precisar refazer vários objetos por conta de peso; eram muitos pesados em polígonos refaz eles é que melhor mesmo. Fora que agora eu sei como exportar certo os arquivos de LOD no 3ds max para UE4 importar eles, o que evita aquelas coisas deformadas e estranhas que o autolod faz. Nada de mais, mas as fezes fica estranho objeto.






Assim que eu terminar as sala, eu volto com elas e algumas informações da historias, conteúdos que pretendo trazer nela e um pouco sobre o gênero dela, como essa historia vai ser contada.
Bem obrigado pro ler até, tenha um bom dia, tarde ou noite (sei lá quando você vai estar lendo isso), se quiser deixar um comentário alegre o dia meu, saber que gosta da ideia desse projeto, até logo.

1 Like

Voltei, como falei antes terminei hoje a sala dos professores com isso, está completo todas as salas. Algo que talvez precise fazer mais para frente (quando conseguir jogar os cenários), talvez precise fazer algumas mudanças na iluminação das salas, os cenários não tem efeito de post-processamento (não sei trabalhar com isso ainda e meu pc não mostra tanta diferença no PP, só piora o FPS).




Na sala dos professores talvez mude a cadeira mais para frente, o modelo que prefiro por combinar mais com cenário, não sei modelar ele direto e algo que provavelmente vai pesar muito então vai ficar esse modelo pro enquanto.



1 Like

É a iluminação ta faltando, vc ainda não colocou material no chão? tem iluminação externa? (vi q a ideia é meio q nao existir luz nao entendi os detalhes) desculpa eu não li tudo, muita coisa vou ler com calma, aceita uma contribuição aqui ali? qq coisa eu mando alguma coisa ou ajudo nas configs, tinha lido q vc tava querendo um personagem mas sem modelagem, fps, talvez seja o caso de colocar um kit funcional deixar o modelo padrão do UE e apenas ocultar, assim nem precisa modelar pra começo.

Meu problema com a iluminação e ver realmente algum efeito nela (meu PC tem um Pendium G620 2 nucloes, 4Gram e intel HD 4000 de grafico), é difícil ver mudanças na iluminação.
Meu foco maior no momento é modelar os mapas primeiro, eu predento usar o FPS Base disponivel quando a gente baixa a Engine, mais ver como cenarios estão e coisas assim.
A iluminação global é mais para o cidade mesmo, mapas interno e iluminação normal (Point Light).