Ideias para a comunidade brasileira

Eu estava pensando aqui que podia juntar uma galera Br ai pra fazer um programa de criação de personagens mais “parrudo”. Digo, os programas existentes possuem muitas limitações, perdas de qualidade ao ser exportado e só terá conteúdo para quem quer criar jogo low poly ou de pouca qualidade gráfica, fora o preço que não “bate”. Para quem procura algo voltado para alta qualidade gráfica ou high-end fica difícil se não gastar tempo modelando e etc, claro que isso não chega a ser um problema, pois me admira muito quem faz ótimos trabalhos de modelagem. Com isso estou querendo dizer que pode ser uma boa oportunidade para os Brasileiros mostrarem seu potencial nesse assunto. Outra coisa que eu gostaria de ver juntamente com o programa de criação de personagem, seria um sistema para inserir o esqueleto na malha do personagem, no entanto seria o “epic skeleton”, tipo o esqueleto padrão da Unreal Engine, sem precisar ficar quebrando a cabeça com os métodos tradicionais, até mesmo os métodos que utilizam ferramentas externas acabam sendo um tanto frustantes. Outra opção seria criar um esqueleto próprio basedo no epic eskeleton, só que mais eficiente e melhor que o epic skeleton. Algo como a Mixamo, por exemplo, acho muito eficiente o sistema de inserção do esqueleto na malha no site deles.

Juntando tudo isso, poderiam gerar algum tipo de renda com isso tudo (se possível).

Claro que é muito fácil falar, não é?

Só estou deixando algumas ideias, pois seria uma boa oportunidade para os Brasileiros mostrarem seus talentos e seus potenciais nesse quesito.

Acho sua ideia muito boa, porém tenho alguns comentários e perguntas que espero que sejam relevantes pra você

Será que você poderia elaborar nas limitações dos programas existentes?

De quais programas você está falando que o preço não bate? Blender é gratuíto e uma ferramenta completa pra trabalhar com 3D.

Aqui vou citar a resposta que te dei no seu outro post sobre o problema com o personagem: https://forums.unrealengine.com/international/brazil/1782901-personagem-bugado-ao-trocar-a-mesh-de-uma-bp-de-um-projeto-por-ele?p=1784334#post1784334

Não posso te dar certeza, mas o fluxo de trabalho de criação de personagens 3D sempre vai ser a partir de um DCC como Blender, Maya, ZBrush etc. Depois de modelado, animado e preparado, o modelo é exportado e vai pra dentro do motor de jogos, seja ele Unreal Engine ou qualquer outro. Esse processo é, na maioria das vezes, de uma via. Se você precisa fazer modificações no seu modelo, você vai na fonte. Logo o esqueleto do manequim que vem dentro da Unreal não foi exportado a partir de alguma ferramenta usando o que você chamou de “métodos tradicionais”.

Obviamente existe uma demanda muito grande de substituir a malha e manter as animações do manequim já que é uma coisa muito trabalhosa, e eles estão correndo atrás de fornecer ferramentas mais “parrudas” pra poder fazer esse processo ser mais simples.

O meu ponto é que o manequim da Epic está lá pra efeitos de demonstração e para permitir protipagem rápida de ideias, já que ele vem com várias animações prontas mas não acredito que ele será usado em uma produção high-end.

No caso deles o esqueleto é padronizado pra todos os modelos e todos os modelos são humanóides.

Concerteza que sim. Mas é sempre bom fazer uma pesquisa de mercado pra saber qual nicho atacar. As ferramentas que já existem cobrem uma gama de trabalhos muito grande então é muito difícil de competir, mas se você focar em algum problema que seja de difícil solução e resolver ele de forma eficiente obviamente você pode gerar uma renda em cima do seu software, basta que ele mire no público certo.

Como pra tudo na vida. A melhor forma de convencer alguém de que sua ideia é boa é fazer um protótipo que você possa mostrar funcionando.

@lugarnenhum Lembrei que eu tinha visto isso a um tempo. A Epic tem esse Control Rig pro Mannequim da Unreal. Ainda não testei mas é quase o que você falou

https://www.unrealengine.com/marketp…-rig-mannequin