Enfim, qual engine escolher.

Just my two cents…

Sou desenvolvedor de games full time (freela) e uso Unity há 3 anos. Para quase 100% dos projetos de clientes continuarei usando a Unity, já que em grande parte trabalhos de contrato são jogos mobile básicos, e é inegável que a melhor escolha multiplataforma ainda é a Unity, em troca de um desenvolvimento mais rápido. Fora que para 2D a UE4 é um monstro desajeitado, então nesse caso a Unity não tem nem comparação.

De outro lado, estou apaixonado pela UE4 e pretendo sim, desenvolver projetos próprios, desktop-only ou de clientes maiores apenas com UE4. Mas, enquanto a compilação para mobile continuar levando de 30 minutos a 2 horas, ela é completamente inviável. Por exemplo, o Strategy Game demorou 1 hora e 30 minutos para compilar para Android aqui e meu PC não é ruim não (SSD, 16GB Ram, i5 quad core com overclock, etc). Depois, tentei uma cena vazia… levou 45 minutos. Isso é inaceitável.

Resumindo:

  • Projetos mobile 2D/3D: Unity
  • 2D multiplataforma: Unity/Game Maker/o que quer que você já esteja usando
  • 3D só para Desktop: UE4

E como última opção, vamos esperar o anúncio que a Crytek prometeu para a CryEngine em Maio, e detalhes do serviço de Engine-As-A-Service. Infelizmente não falaram nada sobre Mac, nesse caso, a Unity e UE4 ganham, cobrindo toda a gama de sistemas operacionais.

Concordo com vc, mas é obvio que o UE4 ainda é um fruto verde, e a Epic nos deu um certo prazo para amadurece-lo. Eu sinceramente nunca usei unity, pq no inicio comecei no cry e dpois UDK. Em relação ao Cry, oq deixa mto a desejar além da falta do compilador, é o exagero ou a burocracia de plugins indesejaveis. Exemplo, consegui com um colega a versão 2015 dos produtos Autodesk, devido o meu DVD do 3ds max 2013 estudante estragou, eaew aconteceu q não posso importar nda pro CE, os plugins do autodesk 2014/2013 não funcionam nele, fik dando erro direto. Resultado para de trabalhar c/ ele e aguardar um plugin pro 2015, já UE4/UDK3 é tudo FBX, o q é maravilhoso isso para mim é uma goleada 10x0. Espero que essa nova CE-as-a-service venha com suporte total a imp/exp a FBX 2013/2014.

Por mais que goste muito da UE4, ainda estão engatinhando no que se refere a projetos mobile, como disse o kassane.

Mais é claro que pelos tutoriais, pelos exemplos do Marketplace, o foco deles agora é claramente competir diretamente com o Unity nesse quesito, não sendo mais
apenas uma Engine poderosa voltada para projetos grandes de Desktop ou Console.

Aliás, até a Interface agora é quase identica à do Unity… só mudando os nomes dos painéis. Claro, eles tem o sistema de Blueprint, muito bom e tal. Mas compilar um jogo 2D/2.5D pra Android ou iOS eu
ainda não recomendo não.
Mas tenho certeza que daqui há alguns meses com os novos updates tudo vai ficando mais claro.

Outra coisa que não podemos esquecer é que o Unity 5 vem aí, e tudo que falam sobre o Unity não ter o mesmo poderio gráfico, etc… pode acabar, pois pelos demos
que eu vi, estão vindo com tudo também. Acho que por enquanto, continue com Unity, mas vá estudando e se aprimorando também em UE4… talvez seu próximo projeto
seja melhor aproveitado nele.