Download

[Dúvidas] Comçando meu primeiro projeto.

Olá a todos,

Sou o Adriano, tenho 22 anos e estou atualmente estudando Design e Desenvolvimento de Games.
Tenho que desenvolver uma Demo de um jogo para o trabalho de meio de curso e minha idéia inicial é um game de RPG 2D em turnos baseado em Dungeons.
Em relação aos cálculos de danos e balanceamento, fiz diversas simulações utilizando, inicialmente, o Excel e posteriormente um programa que eu desenvolvi em C#, e tenho quase certeza que o cálculo de dano está bem balanceado.
Já fiz todas as anotações e pensamentos sobre quais mecânicas eu gostaria de implementar nessa demo e como vão funcionar os turnos e tal.
Tendo a ideia e o planejamento meio que bem direcionados, então tenho que começar a por a mão na massa.

E é então que chegamos à minha dúvida: Por onde eu começo?
Menus? Level Design? Character Design? Não sei! Estou meio perdido ainda e queria algumas dicas pra me direcionar.

Vocês que já tem alguma (ou muita) experiência desenvolvendo seus próprios projetos, por onde começaram? Que tipos de problemas enfrentaram?
Se tiverem tutoriais a indicar, não se acanhem, podem me direcionar à eles :smiley:

Fico agradecido desde já à todos que me derem um feedback.

Atenciosamente,

Adriano Dias.

Obs.: Estou fazendo esta demo sozinho mesmo.

Ola Adriano! Bem-vindo!

Então, a ideia sempre é priorizar o mais importante, ou seja, o game em si. Voce sempre deve tentar eliminar as partes que são mais detalhes, como menus elaborados, personagens muito bem finalizados, cenários finalizados e tudo mais.

Voce deve pensar em montar um protótipo que possa ser lapidado depois. Imagine que voce tenha que fazer um jogo de xadrez super requintado e entalhado em madeira. Para começar, voce ira montar os blocos simples (que seriam as pecas) e um tabuleiro rústico. Quando tiver certeza que tudo esta pronto (o protótipo), começará a detalhar cada parte do tabuleiro e suas pecas.

Pense nisto quando estiver montando sua demo, comece com modelos/desenhos rústicos que voce possa substituir facilmente depois e foque em finalizar toda a parte lógica e ter o sistema base funcionando.

Então ficaria sendo:

• Gameplay (mecanica do jogo em si com graficos rústicos)
  • Menus e UI (User Interface) rustica

Finalizado isto, repita o processo detalhando os graficos e colocando os efeitos que achar necessário e claro, de acordo com o seu prazo também.

Boa sorte e qualquer coisa estamos ai.

Acho que o Rafa Angeline disse tudo. É importante ter algo funcionando o mais cedo possível, por isso faça o mínimo necessário pra atingir esse objetivo. E tenta dividir seu trabalho em tarefas pequenas, é mais fácil de definir direitinho o que você vai estar trabalhando. Você vai dando pequenos passos em direção ao objetivo de ter o jogo funcionando.

Uma dica que eu dou é usar o Trello pra se organizar. Eu estou usando e acho que ajuda bastante.

Agradeço muito o esclarecimento, Rafa, e o complemento, Marcio. Já me deu uma boa ideia de como seguir adiante.

Obrigado!