[Duvidas] Apresentando minha startup e Voltando pra Unreal Engine

Boa tarde, sou novo no fórum, ja fiz um curso de games aqui em SP na escola SAGA, onde aprendi um pouco sobre UDK em 2012, mas era mais voltado pra jogos 3D.

Ano passado eu e um amigo decidimos voltar a estudar por conta própria sobre desenvolvimento de jogos, porém partir de algo mais simples, como fazer jogos 2D para smartphones. Nisso nasceu nossa startup, a xTage Game Studio. Estamos com 2 projetos em andamento, um mais simples e outro mais complexo.

Eu e meu amigo/sócio somos programadores, começamos a desenvolver o primeiro jogo no Stencyl, e por conta de algumas limitações e a ferramenta PRO ser paga, fomos pro Unity 4.6 e adoramos a parte 2D da engine. Recriamos esse primeiro jogo (que vocês podem testar a demo feita em Stencyl aqui) no Unity mas ainda não finalizamos, arranjamos uma pessoa que aceitou fazer a arte do jogo e está nos ajudando muito. Porem com a noticia da Unreal Engine 4 de graça resolvemos testá-la.

Gostaria de saber de vocês como está a parte 2D dessa engine, se é simples exportar pra todas plataformas igual no Unity, se eu consigo programar em C# igual estava fazendo la, e se esse tal de blueprint é simples, lembro algo do UDK que eu até curtia e achava simples, enfim, gostaria da opiniao de voces se migro para a Unreal Engine ou se continuo no Unity.

Ah, a xTage tem pagina no face, twitter etc. Entao se quiserem nos seguir e acompanhar as novidades seria muito legal. Nosso site ainda ta zuadinho ams tb temos site e um blogpra acompanhar o 2o projeto que ta meio parado hehe

Ah!!! outra coisa rsrs! também procuramos por parcerias de programadores, game designer, artistas, musicos que queiram fazer parte dos projetos e nos ajudar em nossos games!

Por hora é isso pessoal! valeu!!

Eu não mexi muito com o 2D da Engine. Sugiro que você dê uma olhada na Documentação e nos exemplos do Paper 2D: Paper 2D | Unreal Engine Documentation

Trabalho com consoles e PC’s e não tenho problema para exportação multi-plataforma. Acho bem tranquilo trabalhar com a Unreal e não tenho o que reclamar.

A Unreal utiliza C++ para programação “pura” e os Blueprints para programação visual. Os Blueprints funcionam muito bem. É fácil, rápido e poderoso. Vai conseguir obter resultados rapidamente.

Desejo todo o sucesso para vocês, qualquer coisa estamos ai :slight_smile:

Vlw Staruwos2! dei uma olhada nuns videos tutoriais e achei meio complexo montar as telas em 2d assim como o blueprint, mas preciso praticar, tem algum tutorial facil e rapido que explique bem o blueprint? Acho que vou continuar no Unity por enquanto hehe. Eu programo em C# então pra mim é melhor. Vlw! abras!

Ainda acho o Unity campeão em jogos 2D, pela facilidade de manuseio, pela riqueza de material, tutoriais, etc.
Como 2D não exige tanto da parte gráfica como 3D( e nesse caso o UE manda bem), acho que o Unity resolve bem o seu problema.
Caso precise de personagens em 3D para games, só contactar, abraços e boa sorte.

Opa! valeu Edil pela dica! mais pra frente quando partir pro 3D te procuro sim! vou te add! valeu!

Temos a tendência de nos mantermos fiéis ao que já conhecemos e ter receio do que não conhecemos. A UE4 apesar de ser grande no 3D, te dá total apoio no 2D.
Sugiro você continuar os estudos e até procurar fazer pequenos projetos comerciais com a UE4.

Quando ao blueprint você vai se surpreender como é uma abordagem visual à codificação “besta” ou seja, depois que você compreender você vai dizer “QUE FODA!”. Claro que não supera a boa e velha codificação, AINDA. Mas anda que você não possa complementar com uma classe em C++ para ajuda-lo.

Quanto a tutoriais, existem 70*7 espalhados pela internet :slight_smile: claro que cada um com seu grau de dificuldade.

A própria documentação da Epic Games é excelente sobre BP principalmente para os entendimentos iniciais.

Sempre teremos a comunidade para nos apoiar!

E você pode contar comigo para ajuda-lo no que eu puder fazer por você e sua equipe.

USE UE4 :slight_smile:

Me deixe saber qual é a sua “limitação” no entendimento do Blueprint. Posso ajuda-lo.

Opa Edil.
Você está correto. Realmente a Unity hoje tem riqueza de material, tutorial, videos, e muito mais “profissionais” (sendo gabaritados ou não) para atender as necessidades.

Apenas lembrando que a Engine não é feita de qualquer forma :), na UE4, quando trabalhamos com 2D temos a otimização para esta finalidade, assim como a Unity.

Entretanto, agora, a UE4 está acessível aos “profissionais” e as empresas, é questão de tempo para que tenhamos muito material enriquecido rolando por aqui. Apesar de já ter muito material “gringo” de qualidade.

Forte abraço.

boa noite pessoal, eu baixei a ultima versão do udk 4, tem um problema nele q eu não sei se dar para resolver mexendo no programa ou somente mexendo no meu pc, o problema é que o udk não esta salvando, eu salvo normalmente o projeto fecho o programa, e quando eu tento abrir o projeto novamente ele aparece como se eu não tivesse feito nada. gostaria que alguem me ajudasse sobre isso. obrigado.