Download

Dúvida sobre software para modelagem.

Bom dia pessoas!

Iniciei meus estudos sobre a unreal engine 4 para o desenvolvimento de um projeto, e tenho algumas dúvidas. Venho de um mundo onde usava-se Java e blender. Na unreal, posso continuar usando o blender? Qual o software indicado para a modelagem? (Nada muito extremo, são modelos em estilo cartoon). Dicas sobre o caminho a se seguir? (Já programo em c++, então quanto a linguagem não há problema) Estou meio perdido em entender o workflow da engine.

@edit
Aproveitando a oportunidade, quais são as boas práticas para construir o projeto já com foco em plataformas móveis?

cheers,
Nathan Souza.

@Bem Vindo Nathan!

Em relação ao software 3D, UE4 aceita Blender ou qualquer outro que tenha a possibilidade de exportar “.FBX”, caso vc tenha produtos autodesk 2014/2015 recomendo que configure para exportar FBX version 2013.

Recomendo que estude de modo que lhe agrade mais, no seu caso, já que sabe programação será um grande avanço e melhor ainda se vc treinar as suas modelagens e importar para UE4 de modo FBX com ou sem animações. Você pode começar como level designer, e progredir passo a passo, eu por exemplo inicialmente estudarei de modo Arquitetónico, não sei programação C++ somente Pascal e MS-DOS, mas tento explorar o Blueprints.

Sobre projetos Mobile, infelizmente ñ posso ajudar devido eu não ter experiencia e nem foco para mobile, somente PCs.

Você pode sim continuar a utilizar Blender como seu sofware de modelagem 3D. É bom dar uma olhada na documentação da Wiki

Sobre desenvolvimento para Mobile um bom ponto de partida é a documentação oficial a respeito:

Abraço e boa sorte nos seus projetos! =)

Uma pequena dica quanto ao Workflow. Na documentação oficial do Engine eles propõe os workflows para importação dos Meshes, Colliders, Animações, etc.

Vale a pena dar uma lida em tudo lá antes de começar a trabalhar pra evitar desperdício de tempo no futuro.

Abraços

Se você gostar de modelar, pode também usar o gratuito Scuptris: http://pixologic.com/sculptris Muito fácil de usar!
O único senão é que exporta apenas para Obj, mas pode sempre importar no Blender e depois para o Ue4.