Utilização da UE/UDK para simulações || Ajuda pra fazer jogo em c++ no DOS

Fala pessoal, tudo bom?

eu to com duas duvidas, a primeira é que eu tenho um projeto de um motor e eu estava querendo monta-lo junto à um projeto na minha escola, só que pra isso eu preciso montar um projeto escrito e tal pra fazer uma apresentação aos professores e etc, etc… só que eu estava querendo ter algo antes de mostrar ele aos professores. E tipo, como sou pobre, eu estou querendo montar uma simulação virtual (o que é até melhor do que mostrar um desenho estático). A minha duvida é: A udk (ou a UE4 )+PhysX seria a melhor maneira (ou mais prática) ou existem outros programas para isso (tentei pesquisar sobre o Inventor, mas não acho nada sobre simulação de magnetismo)?

a segunda é: eu to aprendendo c++ e como uma espécie de “meta”, quero montar um jogo de rpg no DOS, nada gráfico, só os textos mesmo.
No caso eu queria fazer um sistema de combate um pouco mais interativo, tipo, como em um jogo qualquer, se você ficar parado é morto… então queria que a tela atualizasse sem eu ter que ficar clicando no enter quando digito, tem como?

flw!!

edit: DOS=CMD… confundi as siglas…kk

Boa tarde Jardim!

Bom, antes de mais nada, seja bem vindo ao fórum do Unreal 4!

Vamos lá, em relação ao seu motor:

Você disse que precisa mostrar um projeto aos seus professores, e gostaria de realizar em uma apresentação gráfica. Isto é totalmente possível, porém lembrando que o Unreal é um Game Engine, ou seja, ele não é uma ferramenta de produção de bens, e sim de organização de bens (bens aqui significando assets, que são os arquivos que vão elaborar seu jogo: áudio, modelos 3d, texturas, etc).

No seu caso, eu recomendo dar uma olhada em ferramentas de modelagem 3D, pra que vc possa modelar seu motor, e quando tiver ele pronto, trazer pro Unreal apenas pra renderizar e colocar o movimento com o mouse pra rotacionar, dar zoom, etc. Mas lembrando que o modelo 3d deve ser feito em um software de modelagem. Não sei qual é o nível de complexidade do seu motor, mas vc poderia dar uma em Maya, Max, Modo, Blender - nessa ordem, e veja o que mais lhe atende pro seu projeto.

Lembrando ainda que é necessário se dedicar para realizar esta tarefa que exige conhecimento técnico e artístico. Você pode tentar também algumas ferramentas de modelagem 3D da Autodesk que são mais voltadas à modelagem de peças mesmo como por exemplo o Revit

Não sou modelador, e tenho certeza que o pessoal aqui do fórum vai te ajudar muito mais que eu nesse sentido (alguns aqui são bastante talentosos - o que não é o meu caso :stuck_out_tongue: ).

A sua segunda questão é meio sem pé nem cabeça né? Vc quer montar um RPG no DOS utilizando C++ e pergunta sobre isto no fórum do Unreal 4? rsrs

Pra começar, um RPG é um projeto bem ambicioso, mas como vc disse que são apenas textos, vc poderia dar uma pesquisada sobre modelos de classes em C++ que simulam a jogabilidade de um RPG, e dar uma estudada. Existem também alguns motores de jogo que são feitos pra rodar em DOS.

Curiosamente, o primeiro Game Engine feito pelo Tim Sweeney (criador da Epic Games, e idealizador do Unreal Engine) foi o ZZT que é nada menos que um game engine pra DOS. Vc pode dar uma olhada, mas lembrando, é uma ferramenta e como tal também merece um tempo para estudar, afinal não existe uma fórmula correta pra se fazer os trabalhos, mas vc tem que dominar a ferramenta e adaptá-la às suas necessidades. Estudar, pesquisar, ler, perguntar, trocar informações e idéias nunca é demais! :smiley:

Espero que eu tenha lhe ajudado um pouco, e boa sorte aí com seus projetos.

No mais, estamos aí.

Att,

Bolanho

no caso eu ía montar os objetos em um prgrama externo (ou não, não tão necessário montar as bobinas bonitinho, um monte de cubo já deve servir…kk) e criar uma lógica na engine. parece que o PhysX consegue simular uma fisica boa o sufíciente…

mas acabei de descobrir que o w10 tá dando conflito com Swarm Agent… :frowning: acho que vou ter que dar um jeito de instalar outro programa…kk

no caso do c++, bem… na verdade eu só coloquei como um “vai que cola” huehuehue
no caso, eu tinha pensado em montar um país que se suprindo sem interação de usuário e produzisse um relatório de como estão as coisas (população das cidades, número de doentes, catastrofes, etc)… depois que eu pensei em colocar um usuário no meio disso, daí surgiu essa ideia… e no caso ele seria no promp de comando… eu falei errado…kk
não estou pronto a trabalhar na parte gráfica… mas quando eu for entrar, pelo menos eu já vou ter algo…lol

o maior problema mesmo tá nessa parte de batalha… mas acho que já sei como resolver…

vlw!