Migrando do Unity3d para Unreal

Olá a todos.

Estou migrando do Unity3d para Unreal e estou tendo algumas dificuldades:

1 - Nome dos Atores: No Unity, quando você se afasta muito dos atores em modo de edição, obviamente não é possível enxergá-los.
No Unity3d isto era facilmente resolvido com uma opção nas propriedades para exibir um label com o nome do objeto em cima dele.
Você podia escolher, inclusive, colocar apenas um ícone.
Não encontrei nenhuma opção parecida. Mesmo com Target Points, se eu me afasto demais eles somem. Se aumento o tamanho dos Target Points, eles ficam enormes quando chego perto.
É um problema muito irritante, porque as vezes eu preciso ter uma visão macro do level todo. Saber a disposição de todos os objetos mais relevantes ajuda muito na produtividade.
A “solução de contorno” foi colocar planos que não são exibidos em runtime. Dessa forma eu vejo quadrados gigantes quando afasto a câmera.
Ainda assim, irrita muito não saber a disposição dos objetos que estão ali. Ter que me aproximar de cada grupo de objetos do level é extremamente irritante.
Além de dificultar, passa aquela sensação de que não tenho controle do que estou fazendo.

2 - Velocidade da câmera: Também é muito improdutivo ter que ficar aumentado e diminuindo a velocidade da câmera.
Não encontrei nenhuma opção que permitisse segurar um botão que aumentasse a velocidade.
Sei que existe a opção de focar no ator e ir até ele, mas se vou de um ator pequeno para um muito grande, preciso ficar regulando a velocidade.

3 - Redimensionamento dos objetos: Quando seleciono um objeto com o mouse e arrasto este objeto, ele vai até onde movi o mouse (óbvio)
Isso não acontece com o redimensionamento. Quando preciso redimensionar objetos muito grandes, preciso ficar arrastando o mouse muitas vezes,
ou ficar digitando os valores nas propriedades. Talvez seja alguma configuração que não consegui fazer.

4 - Alguma coisas esquisitas relacionadas a escala. Estou tetando criar um mesmo level que fiz no unity, com uma nave no espaço encontrando outras para destruir.
Reparei que eu preciso redimensionar muito mais os objetos, como esferas, por exemplo. Ou talvez eu tenha essa sensação por não conseguir redimensionar facilmente.
Mas o que me chamou a atenção foi o componente “Projectile Moviment”. Já tive um pouco de trabalho com unity3d em relação a velocidade.
Eu precisava multiplicara a velocidade da nave por 100 no Unity3d para obter o efeito desejado. No caso deste componente,
a minha estranheza é que cheguei ao limite máximo da velocidade dele para conseguir uma boa velocidade de projétil e ainda não esou completamente satisfeito.
Será que estou fazendo algo errado? Alguém já teve essa sensação estranha em relação Às escalas?

Sei que tenho que estou mal acostumado com Unity3d. Gostei mais do Unreal por ter uma game enorme de facilitadores em relação ao concorrente.
Mas estes pequenos detalhes me davam mais agilidade, e está me incomodando muito ter que fazer cestas coisas “mais devagar”.

Outra coisa a qual estou refletindo é sobre estar tetando fazer as coisas do mesmo jeito que antes e no Uneal eu deveria fazr de outras formas.
Mas não encontrei nada que ajudasse. Reparei que a maioria dos tutorias que assisto se referem a possibilidades para games de primeira ou terceira pessoa.
Não encontro nada sobre alguém tentando desenvolver nada onde houvesse uma distancia grande entre os jogador e os inimigos.
Onde houvesse a necessidade de “ver o todo” ao invés de apenas cuidar de partes do cenário.

Oi Márcio.

Acho que posso te dar uma luz em algumas questões:

2-Se você estiver voando com a câmera (segurar botão direito e usar WASD), você pode rodar a rodinha do mouse para acelerar e desacelrar a camera.

4-Não me lembro muito bem sobre as unidades da Unity, mas a Unreal utiliza unidades reais. 1 unidade = 1 centímetro. Isso permite uma grande consistência nos valores de posição, velocidade, física, iluminação e shading; então é bom criar os modelos seguindo esse padrão.

Entendo perfeitamente. Aprender uma ferramenta nova depois de muita prática com uma outra não é muito divertido… :stuck_out_tongue:

Não entendi muito bem como é seu jogo, se você está lidando com uma escala MUITO grande (como planetas e tal) talvez você não queira usar escala real :stuck_out_tongue: Não tenho certeza qual seria a melhor maneira de fazer isso, mas você poderia criar um outro padrão seu para manter consistência (1 unidade = 1km, por exemplo).

Espero que ajude, mesmo se for um pouco.

Abraços!

Grato pela ajuda.
Eu acabei descobrindo sobre a rodinha do mouse há poucos dias. Já ajuda bastante.
A escala não é real. O problema é que sinto a necessidade de enxergar o level inteiro de cima, as vezes, para ter uma noção melhor de todos os objetos.
Enxergar o nome deles ou uma marcação nas posições onde eles se encontram ajudaria muito. Mas estou me virando de outras formas.

Ainda estou me habituando e descobrindo que algumas coisas devem ser feitas de formas diferentes.

Eu tenho muito costume de organizar o outliner certinho (com pastas e tal), e selecionar varios objetos e focar (F) para afastar a camera.